banner


Publicações

Afinação de pianos: necessidade, periodicidade e cuidados

Afinar um piano significa corrigir a vibração das cordas, tensionando-as até que se alcance a vibração relativa ao som de cada nota
 

Um músico deve ser capaz de afinar seu próprio instrumento! Essa máxima funciona bem para a maioria deles, mas não se aplica aos pianistas. E isso por vários motivos. Um deles é que o piano possui mais de 250 cordas e, mesmo que o músico conheça a fundo a técnica – o que é extremamente raro -, o processo é demorado e deve ser realizado com cuidado.


Afinar um piano é uma arte que requer muito treinamento e habilidade e, portanto, necessita do auxílio de um profissional.
 

Ao afinar o instrumento, o técnico adota um procedimento específico, iniciando, geralmente, pela região média. Para isso, ele utiliza cunhas ou tiras de feltro para emudecer duas das três cordas correspondentes a cada nota do piano dessa região.
 

Depois de afinar uma corda, esses elementos são retirados e as cordas remanescentes são afinadas em uníssono a ela. O técnico então segue para as notas mais agudas, repetindo o processo, e para as graves, que possuem apenas uma corda, até que afine as 88 notas de um piano. Quando um piano é afinado regularmente, esse processo torna-se mais rápido, pois os ajustes necessários são menores.



whatsapp instagram